Especialidades

Reunimos os melhores especialistas em otorrinolaringologia e patologias complementares para tratar sua saúde e de sua família, oferecendo
comodidade e excelência.

 

OTOLOGIA

A audição e o equilíbrio são fundamentais para a forma como conduzimos nossas vidas diárias.

A perda auditiva afeta pelo menos um em cada dez brasileiros. O otorrino é o único especialista que trata dos problemas do ouvido. A Clínica Kurc é um centro completo de diagnóstico e tratamento médico, cirúrgico e fonoaudiológico dos problemas auditivos e de equilíbrio, como perda auditiva, infecções de ouvido, tontura e zumbido, tanto em crianças como em adultos.

Se você está sofrendo de alguma afecção nos ouvidos considere ter uma avaliação auditiva completa por um audiologista e uma avaliação médica por um otorrino da Clínica Kurc.

Algumas das doenças do ouvido tratadas na Clínica Kurc:

 

. Traumas acústicos

. Corpos estranhos

. Cerume – cera no ouvido

. Disfunção da tuba auditiva

. Tuba patente

. Aparelhos auditivos

. Perda auditiva

. Surdez

. Implante Coclear

. Implante de orelha média

. Próteses auditivas ancoradas em osso

. Perfuração da membrana timpânica - tímpano

. Doença de Meniere

. Otite média

. Infecções do ouvido

. Otosclerose

. Otite externa, ouvido de nadador

. Zumbido, tinnitus

. Tontura

. Neurite vestibular

. Labirintite
 

OTONEUROLOGIA

Nossos especialistas altamente qualificados e treinados avaliam as partes do sistema nervoso e do cérebro que estão relacionadas à audição e ao equilíbrio, e fornecem cuidados médicos e cirúrgicos para doenças das orelhas, rosto, osso temporal, base do crânio e estruturas relacionadas da cabeça e pescoço.
 
A Otoneurologia e a Otologia Avançada são ramos especializados dentro da otorrinolaringologia que se concentram principalmente no tratamento médico e cirúrgico do ouvido médio, ouvido interno e base lateral do crânio.
 
Na Clínica Kurc, temos expertise nessas áreas, incluindo o tratamento avançado de distúrbios neurossensoriais da audição e do sistema vestibular (equilíbrio), paralisia facial, tumores da base do crânio e problemas dos ossos temporais.
 
Algumas das doenças tratadas na Clínica Kurc:
 
. Neurinoma Acústico (Schwanoma vestibular)
. Próteses ancoradas no osso (Ponto, BAHA, OSIA, Soundbridge)
. Colesteatoma
. Implantes cocleares
. Transposição do nervo facial
. Tumores do nervo facial
. Glomus jugular
. Glomus timpânico
. Otosclerose ou Otosgpongioses
. Deiscência do canal superior
. Tumores do osso temporal

 

FONOAUDIOLOGIA

Problemas da Audição e Aparelhos Auditivos

Os fonoaudiólogos da Clínica Kurc são especialistas no tratamento dos problemas de ouvido. Somos conhecidos pela qualidade do atendimento que prestamos e sempre vamos além da expectativa para nossos pacientes. Nossa equipe é muito bem treinada, com nível de mestrado e doutorado, para auxiliar nossos médicos nessa empreitada.

Embora os aparelhos auditivos não restaurem a audição completamente ao normal, eles ajudam na qualidade do som e aumentam a compreensão. A tecnologia de amplificação melhorou drasticamente nos últimos anos. Com aparência melhor e tecnologia mais avançada, atualmente podemos fornecer um som mais claro e melhor compreensão no ruído. Oferecemos aparelhos auditivos digitais de uma variedade de fabricantes, tanto os que ficam posicionados atrás da orelha como os colocados dentro do ouvido. 

Temos opções para aqueles que buscam boa qualidade sonora em aparelhos acessíveis, assim como para os que preferem o nível mais alto de tecnologia.

 

RINOLOGIA

O nariz facilita a respiração evitando que partículas que possam causar algum mal entrem na via aérea. Além das alergias, os otorrinos tratam desvio de septo, rinite, sinusite, dores de cabeça, obstrução nasal, tumores de base de crânio, incluindo aqueles dentro da cavidade craniana, e muito mais.
 
Atendemos todas as patologias que acometem a cavidade nasal, desde rinoplastia e outras cirurgias nasais até o tratamento de sangramentos crônicos do nariz, obstrução nasal e distúrbios do olfato.
Milhões de pessoas desenvolvem sinusite crônica a cada ano, sendo uma das queixas de saúde mais comuns no Brasil e no mundo. Cuidar da cavidade nasal e dos seios paranasais é uma das principais habilidades dos otorrinolaringologistas da Clínica Kurc.
 
Algumas das doenças nasais tratadas na Clínica Kurc:
 
. Adenoidite
. Alergias
. Doença respiratória exacerbada pela aspirina (Tríade de Samter)
. Fístula liquórica
. Desvio do septo nasal
. Papiloma invertido
. Perda do olfato (Anosmia/Hiposmia)
. Obstrução nasal
. Respiração oral
. Sangramento nasal (epistaxe)
. Corpos estranhos no nariz
. Cirurgia nasal – Rinoplastia
. Fratura ou trauma nasal
. Hipertrofia de cornetos
 
Seios paranasais
Nossos médicos e cirurgiões diagnosticam e tratam todas as condições das cavidades paranasais ou sinusais, desde sinusite aguda e crônica, dores de cabeça de origem sinusal até fraturas e tumores nos seios paranasais.
 
A sinusite crônica afeta milhões de brasileiros, sendo uma das condições médicas crônicas mais comuns no mundo todo. A Clínica Kurc tem otorrinolaringologistas certificados com excepcional experiência no tratamento tanto das condições comuns bem como das mais complexas que afetam o nariz e as cavidades paranasais em pacientes adultos e pediátricos.
 

. Sinusite Fúngica Alérgica
. Doença Respiratória Exacerbada pela Aspirina (Tríade de Samter)
. Fístula liquórica (Vazamento de líquido cefalorraquidiano)
. Septo desviado e câncer de pescoço invertendo perda de
. Câncer de cabeça e pescoço
. Papiloma invertido
. Perda de olfato (Anosmia/Hiposmia)
. Tumores nasais e sinusais
. Pólipos nasais e dos seios paranasais
. Fraturas nasais e dos seios paranasais
. Câncer dos seios paranasais
. Sinusite
 
 
Alergias
Se você está buscando alívio do desconforto dos sintomas de alergia, ou quer descobrir quais alérgenos estão causando seus sintomas, oferecemos tratamento para ajudar a controlar seus sintomas, prevenir ataques graves de alergia e melhorar sua qualidade de vida. As alergias estão entre as condições crônicas mais comuns no mundo. Estima-se que as alergias afetam 1 em cada 5 pessoas.
A alergia acontece quando seu sistema imunológico (mecanismo de defesa do seu corpo) reage a uma substância estranha e libera histamina e outros mediadores, resultando em inflamação. Nosso maior foco é no diagnóstico e tratamento da rinite alérgica (alergia nasal). Este problema pode causar obstrução nasal, coriza, coceira no nariz e nos olhos, sinusite, pólipos nasais e asma.
 
 
Desvio de Septo
Estima-se que 80% de todos os septos nasais estão de alguma forma desviados, condição que geralmente não é notada. Um "desvio de septo" ocorre quando o septo é severamente deslocado para fora da linha média. O sintoma mais comum é a dificuldade de respirar pelo nariz. Os sintomas geralmente são piores de um lado, e às vezes ocorrem no lado oposto ao desvio. Em alguns casos, o septo desviado pode interferir na drenagem dos seios paranasais, resultando em sinusites de repetição. Desvio de septo geralmente ocorre devido a trauma nasal ou são congênitos.


Septo desviado – Diagnóstico
Pacientes com sinusite crônica muitas vezes têm congestão nasal, e muitos têm desvio do septo nasal.
No entanto, podem existir razões adicionais para a obstrução das vias aéreas nasais.
O problema pode ser além do desvio do septo, edema reativo (inchaço) das áreas infectadas, problemas alérgicos, hipertrofia da mucosa (aumento de tamanho), outras anormalidades anatômicas ou combinações dessas.
Os otorrinos da Clínica Kurc, especialmente treinados e capacitados, podem determinar a causa da sua sinusite crônica e obstrução nasal.
 
Sua Primeira Visita: Depois de discutir seus sintomas, o médico perguntará há quanto tempo você sente a obstrução nasal, se já teve trauma no nariz e se já fez alguma cirurgia nasal prévia.
Em seguida, um exame da aparência geral do seu nariz ocorrerá, incluindo a posição do septo nasal. Isso implicará o uso de uma luz brilhante e um espéculo nasal (um instrumento que se abre suavemente sua narina) para inspecionar a superfície interna de cada narina. Endoscópios também podem ser utilizados paara auxiliar no diagnóstico.
A cirurgia pode ser o tratamento recomendado se o septo desviado estiver causando sangramentos no nariz, infecções sinusais recorrentes ou obstrução persistente. Testes adicionais podem ser necessários em algumas circunstâncias.
 
Desvio de septo – Tratamento

A Septoplastia é o tratamento cirúrgico para corrigir um desvio de septo.
É um procedimento cirúrgico realizado inteiramente através das narinas, portanto, não ocorrem hematomas ou sinais externos.
A cirurgia pode ser combinada com uma rinoplastia, nesse caso a aparência externa do nariz é alterada e o inchaço/hematoma da face é evidente.
A septoplastia também pode ser combinada com cirurgia dos seios paranasais.
O tempo necessário para a operação é de cerca de uma hora e meia, dependendo do desvio.
Geralmente é feito sob anestesia geral porém na maioria das vezes o paciente recebe alta no mesmo dia.
Após a cirurgia, sustentadores macios de silicone são deixados no nariz para permitir a cura adequada, e são normalmente removidos no 3º ou 4º dia pós-operatório.

 

LARINGOLOGIA

Distúrbios da deglutição e da Voz
Comunicar (fala e cantar) e comer uma refeição envolve toda essa área vital. Os otorrinolaringologistas da Clínica Kurc são especialistas no gerenciamento de doenças da garganta, laringe e do trato aero-digestivo superior ou esôfago, incluindo os distúrbios de voz e deglutição.
Nossa equipe pode diagnosticar uma variedade de distúrbios vocais e condições médicas que afetam a produção da fala. Também tratamos disfagia, que é dificuldade ou dor ao engolir.

Nossos médicos têm a experiência de fornecer um diagnóstico preciso e tratamento eficaz e personalizado às suas necessidades individuais.
 
. Rouquidão
. Disfagia
. Tosse
. Pigarro
. Calos nas pregas vocais (ou cordas vocais)
. Nódulos, cistos, pólipos ou sulcos vocais
. Terapia fonoaudiológica de voz
. Câncer de laringe
 
 
 
AUTOAVALIAÇÃO DA VOZ:
Faça a si mesmo as seguintes perguntas para determinar se sua voz requer atenção especializada:
 
Sua voz tem ficado rouca ou arranhada?
Você sente sua garganta muitas vezes irritada, dolorida ou tensa?
Você tem feito mais esforço para falar?
Você se encontra repetidamente limpando sua garganta?
As pessoas perguntam regularmente se você está resfriado, quando na verdade não está?
Você perdeu sua habilidade de alcançar algumas notas altas ao cantar?
 
 
Se você respondeu SIM a qualquer uma dessas perguntas, ligue para 3061-2587 para agendar sua consulta hoje mesmo com um Especialista Certificado.
 
 
Ouça sua própria voz. Quando sua voz estiver pedindo, escute-a. Você precisa modificar e diminuir o uso da voz quando estiver rouco para que suas cordas vocais se recuperem.

BUCOFARINGOLOGIA

Distúrbios que afetam nossa capacidade de falar e engolir podem ter um tremendo impacto na nossa vida. Os otorrinos tratam dor de garganta, rouquidão, doença do refluxo gastroesofágico, infecções, tumores da garganta, distúrbios das vias aéreas e das cordas vocais, e muito mais.

A Clínica Kurc oferece serviço especializado de diagnóstico e tratamento para as questões relacionadas à garganta e laringe, amigdalites de repetição, PFAPA, halitose e Doença de Refluxo Gastroesofágico.
 
. Adenoidite
. Doença do refluxo gastroesofágico
. Refluxo laringo-faríngeo
. Câncer de cabeça e pescoço
. Rouquidão
. Disfonia
. Câncer de laringe
. Hipertrofia de amígdalas e adenoide
. Tonsilite
. Amigdalite estreptocócica
. Amigdalite de repetição
. PFAPA

 
 

RONCO E APNEIA DO SONO

Poder respirar e dormir bem durante a noite tem um impacto na nossa maneira de viver e como realizamos nosso trabalho. Os otorrinos tratam dos distúrbios respiratórios do sono, obstrução nasal e das vias aéreas, ronco, apneia do sono e muito mais.  
Somos especialistas na área de diagnóstico e gerenciamento de apneia do sono e problemas de ronco.
Ronco e apneia do sono são condições inter-relacionadas da garganta.
O ronco é mais comum e afeta quase metade das pessoas.
Uma variedade de opções de tratamento pode ser usada, dependendo da causa e idade do paciente.
A Clínica Kurc tem especialistas treinados nas técnicas mais modernas para o controle do ronco e da apneia do sono.
 
. Desvio do septo nasal
. Refluxo laringo-faringeo
. Ronco e distúrbios do sono
. Faringoplastia
. Uvulopalatofaringoplastia
 
Desvio de Septo
Estima-se que 80% de todos os septos nasais estão de alguma forma desviados, condição que geralmente não é notada. Um "desvio de septo" ocorre quando o septo é severamente deslocado para fora da linha média. O sintoma mais comum é a dificuldade de respirar pelo nariz. Os sintomas geralmente são piores de um lado, e às vezes ocorrem no lado oposto ao desvio. Em alguns casos, o septo desviado pode interferir na drenagem dos seios paranasais, resultando em sinusites de repetição. Desvio de septo geralmente ocorre devido a trauma nasal ou são congênitos.
 
Septo desviado – Diagnóstico
Pacientes com sinusite crônica muitas vezes têm congestão nasal, e muitos têm desvio do septo nasal.
No entanto, podem existir razões adicionais para a obstrução das vias aéreas nasais.
O problema pode ser além do desvio do septo, edema reativo (inchaço) das áreas infectadas, problemas alérgicos, hipertrofia da mucosa (aumento de tamanho), outras anormalidades anatômicas ou combinações dessas.
Os otorrinos da Clínica Kurc, especialmente treinados e capacitados, podem determinar a causa da sua sinusite crônica e obstrução nasal.
 
Sua Primeira Visita: Depois de discutir seus sintomas, o médico perguntará há quanto tempo você sente a obstrução nasal, se já teve trauma no nariz e se já fez alguma cirurgia nasal prévia.
Em seguida, um exame da aparência geral do seu nariz ocorrerá, incluindo a posição do septo nasal. Isso implicará o uso de uma luz brilhante e um espéculo nasal (um instrumento que se abre suavemente sua narina) para inspecionar a superfície interna de cada narina. Endoscópios também podem ser utilizados para auxiliar no diagnóstico.
A cirurgia pode ser o tratamento recomendado se o septo desviado estiver causando sangramentos no nariz, infecções sinusais recorrentes ou obstrução persistente. Testes adicionais podem ser necessários em algumas circunstâncias.
 
Desvio de septo – Tratamento
A Septoplastia é o tratamento cirúrgico para corrigir um desvio de septo.
É um procedimento cirúrgico realizado inteiramente através das narinas, portanto, não ocorrem hematomas ou sinais externos.
A cirurgia pode ser combinada com uma rinoplastia, nesse caso a aparência externa do nariz é alterada e o inchaço/hematoma da face é evidente.
A septoplastia também pode ser combinada com cirurgia dos seios paranasais.
O tempo necessário para a operação é de cerca de uma hora e meia, dependendo do desvio.
Geralmente é feito sob anestesia geral porém na maioria das vezes o paciente recebe alta no mesmo dia.
Após a cirurgia, sustentadores macios de silicone são deixados no nariz para permitir a cura adequada, e são normalmente removidos no 3º ou 4º dia pós-operatório.

 

OTORRINOPEDIATRIA

A criança e seu organismo e sentidos em desenvolvimento precisam de atenção especial.

Os otorrinos tratam defeitos congênitos da cabeça e pescoço, atrasos no desenvolvimento, perda auditiva congênita (presente ao nascimento), infecção de ouvido, infecção das amígdalas e adenoides, problemas nas vias aéreas, asma e alergia e muito mais.

 
FALE CONOSCO AZUL.png